Dra. Débora Christina Ribas D'Ávila

Ed. Life Town Cambui, rua dos Alecrins, 914, sala 408 , fone (19)99478-6060, Campinas, São Paulo, Brazil

26/01/2010

LIVROS RECOMENDADOS

"A Tenda Vermelha" - Anita Diamant


"A Tenda Vermelha" é um livro escrito por Anita Diamant, que conta a história de Dinah, filha do personagem bíblico Jacó e Liah, que vai crescendo em meio aquela época. A autora faz uma versão da história na visão de Dinah, apresentando os costumes na visão da mulher.


A tenda vermelha é descrita pelo livro como o lugar do feminino, as mulheres quando estavam no período menstrual ficavam reclusas em uma tenda vermelha, e é nesse lugar que partilhavam suas angústias e seus medos, lugar em que aconteciam os partos, onde realizavam as preces.

Através do olhar feminino de Dinah, ela descreve com clareza as aventuras das mulheres de sua tribo, as lutas e desafios em busca da construção do feminino.

As mulheres carregavam a prole e esse era o legado, o cuidado com os filhos. Hoje as atribuições são inúmeras, casa, marido, filhos, emprego. Será que nos perdemos diante desse papeis?

Interligando essa história com nossa contemporaneidade, qual e o espaço para o feminino, qual é a nossa tenda vermelha? Será que temos nossa Tenda Vermelha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário