Dra. Débora Christina Ribas D'Ávila

Ed. Life Town Cambui, rua dos Alecrins, 914, sala 408 , fone (19)99478-6060, Campinas, São Paulo, Brazil

11/03/2012

45% de Gestações Planejadas no Brasil

Apenas 45% das mulheres que dão à luz no país planejam de fato a gravidez. Quem revela é o projeto Nascer no Brasil: inquérito sobre parto e nascimento, pesquisa de âmbito nacional.

O projeto já entrevistou 92% - 22 mil - de uma amostra de 24 mil mulheres, em 191 municípios e 266 diferentes estabelecimentos de saúde. Além de revelar esse alarmante percentual de falta de planejamento reprodutivo, o estudo também já dispõe de informações sobre aspectos como interrupção na gravidez, assistência pré-natal, local e acompanhamento de parto, entre outros. Ele já aponta, por exemplo, que 53% dos partos no Brasil são cesáreos, com prevalência nas regiões Centro-Oeste e Sudeste.
Nascer no Brasil: inquérito sobre parto e nascimento é realizado por um grupo de pesquisa composto por diversas instituições universitárias, pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A coordenação é da pesquisadora Maria do Carmo Leal, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz).

04/03/2012

Mapa cerebral do prazer feminino

 


Uma pesquisa feita na Universidade da Escócia do Oeste, no Reino Unido, mostrou que a estimulação do clitóris e da vagina ativa áreas diferentes do cérebro. Isso contradiz a teoria de que a mulher obteria prazer vaginal pela estimulação indireta do clitóris

A carícia nos mamilos turbina a ativação da região genital no cérebro. Como a estimulação do mamilo aumenta a ativação da área genital no cérebro, carícias neste local poderiam contribuir para o orgasmo feminino – podendo até ser possível atingi-lo apenas com o estímulo dos mamilos.