Dra. Débora Christina Ribas D'Ávila

Ed. Life Town Cambui, rua dos Alecrins, 914, sala 408 , fone (19)99478-6060, Campinas, São Paulo, Brazil

05/08/2010

Semana Mundial da Amamentação

Semana Mundial da Amamentação preconiza envolvimento de profissionais e da sociedade



A difusão acerca da importância da amamentação ao longo dos últimos anos vem tendo êxito. Hoje, informações sobre verdades e mitos do ato de amamentar já estão ao alcance de todos. Mas é preciso mais. Instituições e profissionais envolvidos com o tema constataram que o envolvimento é primordial. Nesse sentido, a Campanha da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM) 2010, cujo tema é “Amamentação: apenas 10 Passos”, vai direto à fonte: os hospitais e seus colaboradores.



Nesse sentido o objetivo da SMAM é conscientizar e capacitar todos os profissionais a informar o público em geral para que durante o período de amamentação envolvam todos os membros da família.
Apenas 10 Passos

O primeiro passo mostra que é necessário ter uma norma escrita sobre aleitamento materno, a qual deve ser rotineiramente transmitida a toda equipe de serviço.

O segundo e terceiro passo mostram a importância do treinamento da equipe e da informação correta às gestantes atendidas, principalmente no que se refere ao manejo e as vantagens da amamentação.

O quarto passo propõe a discussão da amamentação na primeira meia hora após o parto.

A questão da manutenção da lactação assim como a necessidade do leite materno e da presença da mãe para o recém-nascido são os pontos expostos no quinto, sexto e sétimo passos.

Os últimos passos enfatizam o encorajamento para a amamentação sob livre demanda, os bicos artificiais e chupetas e o estabelecimento de grupos de apoio à amamentação.